sábado, 28 de setembro de 2013

Ajustes no RC8: mudando a posição dos dovetails

O telescópio GSO RC8 vem com dois dovetails: um padrão Vixen e outro padrão Losmandy. De fábrica ele apresenta o suporte para a buscadora do mesmo lado do dovetail padrão Vixen. Com isso, caso a montagem tenha apenas o berço com encaixe padrão Vixen, será necessário usar este para fixar o telescópio à montagem e assim a buscadora vai ficar na parte de baixo do telescópio. Apesar de não haver problema no uso essa pode ser uma posição bastante incômoda além de haver o risco da buscadora bater no tripé durante a movimentação da montagem dependendo da posição do céu que se deseja observar e da localização do observador. Nos próximos passos será mostrado um procedimento muito simples para trocar a posição destes dois dovetails, invertendo sua montagem.

Os dovetails

Vista lateral dos dovetails; note a posição do suporte de buscadora ao lado do dovetail Vixen.


Vista frontal dos dovetails. Do lado esquerdo, em cima, Vixen; do lado direito, embaixo, Losmandy.


A montagem dos dovetails

Quatro parafusos Phillips prendem o dovetail padrão Vixen ao tubo do telescópio:


Quatro parafusos Allen prendem o dovetail Losmandy aos seus suportes e outros quatro parafusos Philips prendem os suportes ao tubo como veremos à frente.


Removendo o dovetail Losmandy

CUIDADO! Não solte os quatro parafusos de uma vez; o dovetail é pesado e deve ficar bem apoiado para evitar danos ao tubo. Mantenha-o sempre seguro enquanto solta os parafusos. Com auxílio de uma chave Allen remova os quatro parafusos, soltando o dovetail de seu suporte. 


Dovetail removido ao lado do telescópio e suportes ainda no tubo
Removendo os suportes do dovetail

Depois de remover o dovetail deve-se remover os suportes do dovetail. Novamente, use uma chave Allen e remova os dois suportes soltando seus quatro parafusos (dois em cada suporte). 

Detalhe do suporte do dovetail Losmandy
Dovetail Losmandy, suporte e parafusos

É interessante notar que a furação no tubo do telescópio tem a mesma disposição da furação do dovetail Vixen, possibilitando sua troca de posição sem nenhuma alteração adicional.


Removendo o dovetail Vixen

CUIDADO! Não solte os quatro parafusos de uma vez; o dovetail é pesado e deve ficar bem apoiado para evitar danos ao tubo. Mantenha-o sempre seguro enquanto solta os parafusos.Com auxílio de uma chave Phillips remova os quatro parafusos, soltando o dovetail do tubo. 

Dovetail removido ao lado do telescópio

Final do trabalho: remontando os dovetails

Agora basta recolocar o dovetail Vixen encostado na parede do tubo, na posição que estava o dovetail Losmandy, e parafusá-lo novamente com os parafusos Phillips. Do outro lado, parafuse primeiro os suportes na parede do tubo usando os parafusos Allen pequenos; depois parafuse o dovetail Losmandy sobre os suportes usando os parafusos Allen grandes.

Evite apertos exagerados, tente usar a mesma força de aperto que foi usada para soltar os parafusos. Nessa configuração o dovetail Losmandy ficará ao lado do suporte da buscadora e o Vixen do lado oposto. Assim, quem tiver uma montagem com berço padrão Vixen poderá montar seu equipamento de forma que a buscadora fique do lado de cima do telescópio, facilitando seu uso e evitando acidentes.

Um comentário final: nesse momento algumas pessoa podem imaginar de retirar o dovetail Losmandy para reduzir o peso de seu equipamento. Esse procedimento não é recomendado pelo fabricante dado que o lado sem dovetail estará menos rígido que o lado com dovetail podendo ocasionar flexão no tubo, desalinhando os espelhos primário e secundário e distorcendo as imagens. Essa hipótese será verificada e volto a postar os resultados a partir de um teste de estrela.

Atualização: usei o telescópio apenas com um dos dovetails e não há problema com colimação ou distorção de imagem. Pode-se então retirar o dovetails que não esteja em uso, reduzindo assim algum peso do setup. No meu caso retirei o Losmandy, o que reduziu o peso total em aproximadamente 1kg.





4 comentários:

  1. Tudo bem Wagner?
    Eu comprei o GSO 8" RC, e estou tendo dificuldades com o balanceamento. O peso dele está praticamente atrás do tubo e colocando a CCD, roda de filtros e a buscadora, piora mais ainda. Tenho que colocar um peso extra na frente do tubo, para conseguir um balanceamento mais ou menos. Você resolveu esse problema?
    Abs.
    Paulo Furlan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo, tudo bem!

      Sim, o balanceamento desse telescópio é um pouco crítico pelo fato de ser bem mais pesado do lado do primário. O telescópio fica preso bem para trás mesmo. Eu uso normalmente apenas oculares ou câmera planetária, que são bem leves e não alteram isso. Para fotos de DSO, eu uso uma DSLR Canon e complica um pouco mais, mas ainda é possível de balancear. No caso de usar muitos acessórios - roda de filtros, CCD mais pesada, OAG - já vi que algumas pessoas colocam um pequeno contrapeso na parte da frente do telescópio. Nunca precisei disso, mas se seu equipamento de astrofoto for muito pesado acho que você terá que apelar para isso.

      Excluir
  2. Achei que o focalizador dele é meio impreciso para colocar uma estrela em foco, parece que tem "morrinho artilheiro". Não é um movimento suave. Li que algumas pessoas trocam por outros focalizadores, como o Moonlite. Você se dá bem com a colimação?

    Abs.
    Paulo Furlan

    ResponderExcluir
  3. Paulo, eu gosto do focalizador que veio. Acho ele bem preciso e suave. Fiquei mexendo bastante naquele parafuso que tem par acertar o nível de pressão que é aplicada no movimento e achei um ponto que ficou bom. Mas sim, tem muita gente que reclama e troca de focalizador. Esse é o problema de produtos chineses: a repetitividade na produção é ruim; tem produtos muito bons e tem produtos que podem ter probleminhas. Sobre a colimação, o meu veio quase no ponto da fábrica. Apenas precisei dar uma leve regulada e ficou ótimo. O único porém desse telescópio é que ele tem um leve astigmatismo. Até uns 70 ou 80% do campo de visão as estrelas são bem pontuais. Depois disso aparece um pouco de distorção. Tem corretor para isso, mas para meu nível de exigência e tamanho da minha carteira eu acho que não precisa. É só cortar um pouco das bordas no processamento.

    Aqui nesse link http://hobbywt.blogspot.com.br/2013/11/colimacao-de-telescopio-ritchey.html eu deixei um guia de colimação que eu fiz. Talvez te ajude.

    Um abraço
    Wagner

    ResponderExcluir