sábado, 21 de setembro de 2013

Novo telescópio Ritchey–Chrétien 8"

Uma grande novidade para mim esta semana! Chegou em casa meu telescópio Ritchey–Chrétien 8" (ou simplesmente RC8) comprado no Armazém do Telescópio. Um telescópio Ritchey-Chrétien é um telescópio Cassegrain inventado no início do século 20 que tem um espelho primário hiperbólico e um espelho secundário também hiperbólico projetados para eliminar erros ópticos (coma). Eles têm grande campo de visão livre de erros ópticos em comparação com as configurações mais convencionais de telescópios refletores. Desde meados do século 20 a maioria dos grandes telescópios profissionais de pesquisa têm sido fabricados em configurações Ritchey-Chrétien (Hubble Space TelescopeVery Large TelescopeKeck ObservatoryGran Telescopio Canarias).

Esse telescópio em especial é da fabricante GSO, tem 200mm de espelho primário, peso em torno de 8kg. Com todos os acessórios (buscadora, diagonal e ocular ou DSLR,...) seu peso atinge algo como 9,8kg, em torno de 75% da capacidade de carga de minha montagem Orion Sirius EQ-G. O modelo que adquiri tem o tubo em metal (alumínio, segundo o fabricante), dovetails padrão Vixen e Losmandy, diagonal dielétrica. Não acompanha a buscadora que tive que adaptar (eu tinha uma Skywatcher 9x50mm) na sapata incluída no tubo.

A construção do telescópio é muito robusta, com materiais de primeira e acabamento impecável. A pintura branca com detalhes em preto é simples mas muito bem feita.

Vista lateral do OTA
Vista frontal mostrando tampa e detalhe dos dovetails
Ele é equipado com focalizador Crayford de das velocidades (redução 10:1), removível (basta soltar esse anel recartilhado que o prende), com escala graduada no tubo do focalizador para ajustes finos. Vem com sistema de anel de bronze que permite fixar com segurança os acessórios sem marcá-los. Seu padrão é 2" mas acompanha um adaptador 1,25".


Escala no focalizador e detalhe do anel de bronze e adaptador 1,25"
O interior do tubo possui 10 defletores que servem para desviar luzes parasitas e aumentar o contraste da imagem. É pintado em um preto fosco muito bem acabado. A célula do secundário é muito robusta, toda montada com parafusos Allen que garantem sua fixação ao tubo e estabilidade do alinhamento do secundário. Seu diâmetro é de 85mm o que confere uma obstrução central de aproximadamente 40%.

Detalhe interno do tubo com destaque para a célula do secundário e defletores
Entre os acessórios incluídos existem três extensores de 90mm de diâmetro por 1" e 2" de comprimento. com esses extensores é possível adaptar uma séries de acessórios, câmeras, rodas de filtros e obter foco em qualquer das configurações.
Anéis extensores
É um belo equipamento, com abertura de respeito (200mm), comprimento compacto (530mm) e peso razoável para a montagem que possuo. Agora é partir para testes de campo e aproveitar o que essa óptica conhecida pela sua ótima correção tem a oferecer. Encerro com uma foto do tubo na minha montagem Sirius EQ-G e uma grande expectativa nesse novo equipamento.

Tubo colocado na montagem Orion Sirius EQ-G



14 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá Helcio. Sim, é um ótimo equipamento, telescópio, montagem... Esse é para usar e guardar para os netos!

      Excluir
  2. Muito bonito o equipamento. Parabéns pela aquisição!

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo, aqui de Portugal, vim dar com seu blog. Estou para comprar um RC mais modesto de 6" (152/1350), dado que tenho um SW Mak 127/1500, m as o RC será eclusivamente para astrofotografia. Espero que as suas características técnicas sejam mesmo reais. Bom trabalho!

    ResponderExcluir
  4. Olá, não conheço pessoalmente esse equipamento de 152mm, só o vi pela internet. O de 200mm que tenho apresenta uma óptica excelente. Lembrando que uma boa montagem também é importante. Boas fotos!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Wagner,
    O RC, por ser um f8, você encontra dificuldades para fotos de céu profundo? Com relação ao setup, usando a QHY-9, roda de filtros e um OAG, você consegue resolver o Backfocus?
    Abs.
    Paulo Furlan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, bom dia

      por ser f8 a guiagem dele é um pouco complicada, a montagem tem que ser precisa. Eu uso um guidescope e até hoje estou brigando para acertar isso. Mas dá para trabalhar, planejando bem qual objeto você vai fotografar e balanceando bem o setup. Um "achismo" é que a guiagem ficaria mais fácil com um off-axis guider ou colocando um redutor focal. Pretendo testar ambas os próximos meses.

      Sobre o setup, esse telescópio vem de fábrica com um extensor de duas polegadas e dois extensores de uma polegada. Combinando esses extensores é bem provável que você consiga foco, mas não posso afirmar com certeza. Até hoje só usei nele câmeras planetárias ou DSLR Canon, além de uso visual, sem problemas para encontrar foco preciso em qualquer situação.

      Abraço

      Excluir
  6. Olá Wagner. Valeu pelo seu post! Você teve algum problema de embaçar o espelho secundário? Sei que posso usar uma cinta térmica no espelho primário, mas no secundário é mais complicado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Não tive problemas não, nunca embaçou os espelhos

      Excluir
  7. Respostas
    1. Verifica na página Tellescopio.com.br

      Eles são autorizados GSO no Brasil e me parece que vão abrir encomenda nós próximos dias.

      Fala que o Wagner Trindade indicou.

      Excluir
  8. ola amigo qual montagen uzaria nele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amaro, eu uso um Orion Sirius EQ-G. É equivalente à Skywatcher HEQ5. Funciona bem, mas está no limite. O ideal seria a Orion Atlas ou a Skywatcher EQ6.

      Excluir