domingo, 10 de novembro de 2013

Colimação de telescópio Ritchey-Chrétien 8” f/D8

Para seu melhor desempenho um telescópio deve ter seus espelhos perfeitamente alinhados e o processo para obter esse alinhamento é chamado de colimação. Essa é uma característica crítica e desejável para qualquer telescópio mas para os Ritchey-Chrétiens essa exigência é ainda maior. Somente com uma colimação precisa é que se poderá extrair o máximo das características ópticas superiores dessa configuração de telescópio refletor. É possível que seu telescópio já venha perfeitamente colimado de fábrica; é possível também que ele venha levemente fora de colimação (meu caso) ou ainda que venha a ficar descolimado ao longo do tempo (um pouco raro, se você for cuidadoso no manuseio).

Como recebi o telescópio levemente desalinhado, tive que proceder sua colimação e organizei um passo a passo do processo. Preparei um arquivo pdf que mostra de forma geral esse procedimento. No meu caso precisei de cerca de 40 minutos para realizar o procedimento.

O documento pode ser baixado aqui.


4 comentários:

  1. Olá amigo. Excelente artigo, parabéns. Uma pergunta, esse tipo de OTA aceita colimador a laser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Obrigado pela leitura. Sim, você pode usar colimador laser para ajuda, mas o ideal é finalizar a colimação com uma estrela. Tem também colimador específico para Ritchey, mas nunca usei.

      Excluir