sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Messier 7: outro bom DSO para observação urbana

M7 é outro aglomerado aberto na região de Escorpião. Tem magnitude aparente 3,3 e pode ser observado a olho nu com alguma facilidade, mesmo de São Paulo - capital, onde moro e faço minhas observações e astrofotografias. Apesar da alta poluição luminosa é possível visualizar esse aglomerado a olho nu dado que as condições de transparência do céu estejam boas e os olhos muito bem adaptados ao escuro. Com binóculos e telescópios é fácil observá-lo. Um bom DSO para observação em ambiente urbano.

Messier 7 ou NGC 6475, esse aglomerado é também conhecido como Aglomerado de Ptolomeu visto que foi o próprio o primeiro observador a registrar o aglomerado ainda no século II. Mais informações podem ser obtidas na internet, por exemplo, na Wikipédia.

Por ser um DSO bem brilhante, assim como M6, é fácil fotografa-lo de meu ponto de observação. Usei a mesma rotina que usei em M6 para a captura de lights, flats, darks e bias. Com aproximadamente 30 lights de 30 segundos, 15 flats, 15 darks e 50 bias consegui a foto que vai abaixo.


M7 a partir de uma DSLR Canon EOS600D


Não usei nenhum tipo de filtro e para esse tipo de objeto talvez não seja necessário. Mas penso que será útil para nebulosas. Para alinhamento, calibração e integração das fotos eu usei o DSS e para o pós-processamento eu usei o Iris.

Equipamentos: meu telescópio, um Ritchey-Chrétien 200mm f/D8 e montagem Sirius EQ-G. As câmeras foram uma DSLR Canon EOS 600D (também conhecida como T3i no mercado americano) não modificada e, para guiagem, usei uma QHY5L-II acoplada em uma buscadora de 50mm.

O aspecto geral da foto me agradou bastante e impressionou: a quantidade de estrelas de fundo que são observadas é fantástica. Imagino essa foto feita de um local com baixa poluição luminosa! M7 também é um DSO "fácil" de fotografar e serviu para ir consolidando uma rotina de astrofotografia de DSO: com um método bem definido de guiagem, captura, calibração e pós-processamento. Ainda observei que as estrelas estão boas no centro do campo, até uns 70% (estimativa) do campo, mas nas bordas as estrelas estão alongadas. Preciso melhorar isso.

O Iris atendeu bem novamente, vamos ver no futuro como ele se comporta com um DSO mais complicado como uma nebulosa.

4 comentários: